home > social >

Gente que Faz e Acontece

Missa Sertaneja marca despedida do frei Lucemar em Guaratinga


Publicado em 09/01/2017 10:00

Publicidade

GUARATINGA – Que o sertanejo é moda no Brasil, ninguém duvida. O estilo do homem do campo, seu jeito de se vestir, de cantar, seus costumes e toda sua singularidade tomou conta da 1ª Missa Sertaneja realizada na manhã do último domingo 8) no Parque de Vaquejada Valdomiro Ferreira, em Guaratinga. A missa marcou a despedida do frei Lucemar José Silva e foi prestigiada por cavaleiros e amazonas da região, que por volta das 09:00h já se concentravam em frente a Igreja Matriz, de onde seguiram em cavalgada, carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o local da celebração.

A túnica e a estola do padre são indispensáveis, mas ganharam a companhia de chapéu e botas. A missa seguiu normalmente os ritos litúrgicos, mas vivenciou o clima sertanejo acompanhado pelo ministério de música da cidade de Itamaraju, que deu rítmo à celebração com instrumentos como viola e sanfona, dando assim uma nova roupagem às músicas religiosas tradicioinais através do estilo de paródias das canções sertanejas que são sucessos nacionais. O altar foi improvisado sobre a carroceria de um caminhão, que recebeu decoração com baldes de leite, balaios, baú de couro e outros adornos característicos do sertanejo.

No final da missa, o padre fez um desafio aos proprietários do parque, “Aninha e Lelei”, de fazer com que este movimento virasse tradição, sendo prontamente aceito pelo casal, que já deixou confirmada a realização da 2ª Missa Sertaneja no próximo ano. Lideres de grupos da Paróquia fizeram homenagens ao frei Lucemar, que por sua vez agradeceu a todos pelo período de um ano e oito meses de dedicação no trabalho de evangelização realizado com excelência aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Ele se despediu com a certeza de que vai deixar saudades e amigos, mas com a sensação do dever de sua missão cumprida.

Ainda no mesmo dia, o frei Lucemar celebrou a missa dominical noturna, onde recebeu mais homenagens dos paroquianos. O sacerdote aguarda ainda a chegada do novo Pároco e no dia 18/01 partirá rumo à Paroquia Nossa Senhora do Carmo, em Belmonte/BA.

Outro padre que se despediu recentemente da paróquia foi o padre Miguel Terto. Ele já assumiu a Paróquia Sagrada Família, na cidade de Paulo Afonso.

 

Fotos: Estevão Silva






Publicidade

Publicidade


Publicidade
0