A grande extensão territorial do município de Guaratinga, o número de povoados, distrito e comunidades rurais, por si só já representa uma dificuldade para qualquer prefeitura. Mas quando a isso se junta o descaso, o descompromisso, a falta de ação do poder público, que tantas promessas fez durante a campanha, que insiste em dar tapinha nas costas das pessoas para fingir proximidade e esconder o estado lastimável a que chegou o município, este é um resumo do sentimento transmitido com uma dose de indignação por pessoas da comunidade guaratinguense ouvidas pela reportagem do Clic 101.
Há menos de quinze dias, moradores reclamaram da situação da ponte sobre o Rio Buranhém, conhecido como Rio do Peixe, no trecho que liga os povoados de São João do Sul e Monte Alegre.
No caso presente, a prova do descaso está em fotos e informações enviadas por internautas à nossa redação, mostrando o estado caótico da ponte sobre o córrego Humaitá, cerca de três quilômetros após o distrito de Buranhém, sentido Santo Antônio do Jacinto/MG.
Segundo relato do internauta, a ponte está uma verdadeira armadilha, podendo cair a qualquer momento e provocar graves acidentes, já que sua estrutura está completamente comprometida, cheia de buracos, balançando, mesmo com veículos leves. Ônibus e caminhões já não passam por ali há alguns dias, prejudicando produtores rurais, comunidades, e a população do município mineiro vizinho, que utiliza a estrada para acesso às cidades de Guaratinga, Itabela e BR-101, dali seguindo para outros destinos.
Ainda segundo as informações, a prefeitura estaria tentando recuperar uma velha ponte também destruída numa estrada antiga, cheia de serras, curvas e lajedos, mas se não houver a construção da ponte atual, quem mora em Guaratinga e Buranhém, por exemplo, e quiser ir para Jucuruçú, Monte Azul, Cotia e outras localidades, terá obrigatoriamente que passar pela estrada velha, indo até Santo Antônio do Jacinto/MG, dando uma volta de mais de 20 quilômetros, em estrada de péssima qualidade.
A reportagem do Clic101 tentou entrar em contato com o secretário de obras do município de Guaratinga, mas as ligações não foram completadas nem retornadas, e mesmo deixando mensagem, esta também não foi retornada.