home > noticias >

NOTA

Unesulbahia emite nota de esclarecimento sobre manifestação dos alunos da unidade de ensino superior


Por: CliC101 | Assessoria Unesulbahia
Publicado em 03/07/2020 10:57

Publicidade

 

A assessoria de comunicação da Unesulbahia, Rede Uni/FTC, encaminhou à redação Nota de Esclarecimento, reproduzida abaixo, sobre a manifestação dos alunos em redes sociais e em matéria publicada no Clic 101 (VER AQUI).

Segundo a assessoria, "o diretor da Faculdade teve uma reunião com os líderes de turma para esclarecer a situação".


Nota de Esclarecimento


A Rede UniFTC, mantenedora das Faculdades Integradas Unesulbahia, vem a público esclarecer que não são verdadeiras as informações sobre cortes no corpo docente compartilhadas nas redes sociais. Ao contrário do que está sendo divulgado, nenhum professor foi desligado até o momento.


É sabido que, com a pandemia e as medidas restritivas de distanciamento social, foi necessário adequar as rotinas acadêmicas a uma nova realidade e, por isso, passamos a oferecer a modalidade de ensino remoto mediado por tecnologia de informação e comunicação. Neste cenário e frente à crescente inadimplência, dificuldade na captação de novos alunos e aumento da evasão,  torna-se necessária a revisão das necessidades acadêmicas no que diz respeito ao quadro docente e infraestrutura para as atividades do próximo semestre. 


Como é habitual que se aconteça em instituições de ensino superior, o corpo docente será readequado de acordo com a oferta de disciplina para o próximo semestre. Para tanto, visando preservar os empregos, alguns professores (cerca de 14 docentes ao todo) receberam a proposta de suspensão temporária de seus contratos de trabalho. A medida, que é prevista em convenção coletiva e que resguarda o vínculo do professor com a instituição, já foi aceita por 8 professores. Apenas 3 professores foram contrários a ação e 3 ainda não deram um retorno. 


A intenção da iniciativa é que, assim que situação for normalizada, esses professores poderão ser convocados sem maiores entraves ou demoras burocráticas. Os professores em licença poderão continuar utilizando o plano de saúde oferecido pela Instituição, além de outros benefícios salvaguardados pela manutenção do vínculo empregatício. 


Desde o início da pandemia, a Faculdade Unesulbahia, através da Rede UniFTC, tem adotado medidas que garantem a qualidade do ensino, apesar das muitas restrições surgidas no período. Foram criadas alternativas para que alunos afetados pela crise não precisasse interromper os estudos, com os dois editais do Plano de Apoio ao Aluno. Além disso, a Instituição manteve seu compromisso com a comunidade através de ações sociais, de doação de alimentos às famílias carentes e máscaras de proteção aos profissionais de saúde da rede pública.


Comprometida em seguir com a oferta de um Ensino Superior de qualidade, a Rede UniFTC informa que está seguindo todas as orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde para reiniciarmos o próximo semestre em agosto. 


Reforçamos nosso compromisso com a comunidade acadêmica, que envolve não só os nossos estudantes e suas carreiras, mas também todos os docentes e profissionais que trabalham nos setores administrativos das unidades.




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0