home > noticias >

ITABELA

Curso para treinamento de ´Pragueiros` na cultura do mamão é realizado em Itabela

O curso é uma semente plantada para que as pessoas comecem a entender que o manejo adequado das pragas é muito mais importante do que pulverizar indiscriminadamente

Por: Cli101
Publicado em 31/07/2014 11:08

Publicidade

Promovido pela empresa Casa do Adubo e ministrado pelo especialista da FMC, José Luiz Silva, Representante de Desenvolvimento de Mercado em HF/Citros, foi realizado nesta quarta-feira (30) em Itabela o curso “Pragueiros na cultura do mamão”.

Segundo José Luiz, “a importância do treinamento dos Inspetores de Pragas é criar uma semente para que eles entendam a importância de que fazendo a inspeção lá no campo, vai ter um fruto de melhor qualidade, vai usar menos defensivos e de forma mais adequada, vai ter uma eficiência maior no controle das pragas, o produtor vai ter mais lucros, num ambiente mais adequado. O curso é uma semente plantada para que as pessoas comecem a entender que o manejo adequado das pragas é muito mais importante do que pulverizar indiscriminadamente, causando danos ao meio ambiente; só vai pulverizar adequadamente quando souber o que tem no campo. Na agricultura, as pessoas estão muito preocupadas em correr, em fazer o trabalho no campo, mas não se preparam tecnicamente para fazer um trabalho de boa qualidade”.

Com uma platéia composta em sua grande maioria por trabalhadores que atuam diretamente no manejo da lavoura, José Luiz fez uma apresentação com imagens esclarecedoras, utilizando uma linguagem simples, clara e objetiva, facilmente assimilada por todos os presentes.

Iniciado nas instalações da Loja Maçônica Fraternidade Itabelense, o curso teve a sua programação readaptada por motivo de rompimento da rede elétrica da Coelba nas imediações do prédio.

No conteúdo, foram, dentre outros, abordados temas como função do Inspetor, princípios, freqüência e prática da inspeção, cotidiano do Inspetor de Pragas, aproveitamento máximo do Pragueiro e uma extensa e importante aula de pragas e doenças.

José Luiz teceu considerações importantes sobre a Helicoverpa armígera, praga que vem causando sérios danos às lavouras e à economia da região oeste da Bahia, e que pode chegar até a região extremo-sul (em áudio).

 

Sobre o MEP (Manejo Ecológico de Pragas), José Luiz resumiu em quatro pontos fundamentais essa questão: 1.Toda praga tem inimigos naturais; 2.Toda planta tolera pragas; 3.Todo controle de pragas pode ser seletivo; 4.Todo cultivo pode ter equilíbrio ecológico.

Para o Gerente de Vendas da Casa do Adubo, Ronivon Melanes, a vinda a Itabela de José Luiz, um dos maiores especialistas brasileiros, com agenda confirmada há mais de um ano para esse curso, dá um novo alento ao setor da produção de mamão e de outras culturas, com o ganho de conhecimento e aplicação prática das técnicas transmitidas aos participantes.

 

A parte prática do curso, realizada na Fazenda Correntão, teve a participação ativa e atenta do jovem produtor Marco Guerra, e em todo o evento estiveram presentes e participando, os representantes da Casa do Adubo, Ronivon Melanes (Gerente de Vendas), Ricardo Barral (Coordenador), os Representantes Comerciais de Vendas – RTVs Rafael Rocha Ribeiro (Itabela) e Junior Roxo (Itamaraju), e o senhor Marcelo Cerqueira (Representante Técnico Comercial da FMC para a região Nordeste).

Presente e com a preocupação de levar os importantes ensinamentos aos seus internautas, beneficiando um número expressivo de produtores e trabalhadores na cultura de hortifruti e citros, nossa reportagem solicitou e obteve autorização da Casa do Adubo e do palestrante José Luiz Silva para publicar o conteúdo do curso, disponibilizado aqui no Clic101.

 

Curso Treinamento Pragueiros (Clic para acessar o conteúdo)

Recomendações Portfólio Mamão (Clic para acessar o conteúdo)

 VÍDEO - Ação de Ácaro Predador

ÁUDIO – Helicoverpa Armígera






Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0