A SETRE – Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte -, com o apoio da SEDESC - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Cruz Cabrália – e a Superintendência de Cultura do município, promoveu nos últimos dias 22 e 23 de maio, o cadastramento de cerca de 100 artesãos, a fim de qualificá-los para receber a Carteira do Artesão. A intenção é formalizar a atividade e exercer maior controle do artesanato comercializado na cidade, além de aumentar a renda dos artesãos.
Para receber as carteiras, os artesãos passaram por uma prova de habilidades técnicas, a fim de comprovar que seus produtos são, de fato, artesanatos produzidos na região, sem o emprego de materiais industrializados. A partir de agora, a Superintendência de Cultura passa a fomentar a atividade, alavancando as vendas e aumentando, assim, a renda dos cidadãos. De posse da carteira, o artesão passa a ter o direito de participar de feiras de artesanatos nacionais e internacionais, oficinas, cursos e, em alguns estados, acesso a incentivos fiscais.
Segundo Sérgio Melhem, Superintendente de Cultura de Cabrália, “a parceria entre a Assitência Social, cultura e órgãos do Governo do estado são fundamentais, para promover o desenvolvimento do nosso município. A partir de agora, vamos buscar novas parcerias com diversos setores do governo da Bahia para fortalecer cada vez mais a cultura no município”.
Foram cadastrados 50 artistas de Coroa Vermelha e 50 artistas da sede do município.