Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Transporte de Valores (ABTV), a Bahia ocupa a 2ª posição no top 5 dos estados com sinistros - roubos tentados e consumados a carros de transporte de valores. Os dados são do 1º semestre de 2018, trazendo o estado de São Paulo como líder do ranking, tendo 10 registros, seguido da Bahia com 9, Ceará também com 9, Pernambuco com 7 e Paraná com 6. No acumulado do ano já foram registrados 16 assaltos na Bahia.
Em outros anos a Bahia esteve presente entre os top 5, em 2017 ocupando a 4ª posição e em 2016 foi a terceira do ranking.
Nas ações criminosas os bandidos costumam utilizar explosivos, armas de grosso calibre como metralhadoras ponto 50 e fuzis de guerra, proibidos em território nacional ou de uso exclusivo de forças especiais. Conforme a ABTV, pontos que são levados em consideração pelos bandidos são as condições precárias das estradas - obrigando os veículos a andarem em velocidade reduzida, além da má iluminação/sinalização.
Nesta terça-feira (25) o presidente da ABTV - Ruben Schechter, os representantes de empresas de transporte de valores associadas e o secretário de Segurança Pública da Bahia - Maurício Teles se reuniriam para discutir providências em relação aos assaltos a carro-forte.