Em ação conjunta empreendida pela Vigilância Sanitária de Itabela e ADAB, com apoio da Polícia Militar, neste domingo (11) por volta das 08h30, foram apreendidos no local conhecido como “Feira do Rato” e em um açougue das imediações, 102,7 quilos de carnes e miúdos em condições inadequadas e impróprios para o consumo humano.
A ação, segundo a diretora da Vigilância Sanitária, Michele do Valle, foi resultante de denúncias chegadas ao órgão, e após já terem sido feitas ações educativas e de conscientização na feira, as quais não tiveram os resultados esperados.
Conforme relato da Vigilância Sanitária, as carnes não estavam sendo mantidas em refrigeração adequada, os recipientes onde manipulam os produtos são sujos e com uso de instrumentos inadequados, tais como mesa de madeira e lixo aberto e funcionários sem uso de vestimentas adequadas.
Como exemplo, foi citado que na feira o vendedor estava debaixo do sol e com o alimento exposto ao ar livre, propício a poeira e temperatura ambiente, mãos sujas, dentre outras irregularidades.
“A população assistiu com tranqüilidade a ação, o autuado da feira relutou um pouco, mas o açougueiro foi bem tranqüilo, até informando que iria procurar o setor para ver como poderia se adequar”, disse Michele, embora tenha informado que enviou sua filha para participar das palestras feitas pela Vigilância Sanitária.
Todos os produtos apreendidos foram encaminhados para o lixão da cidade e incinerados.
MATÉRIA RELACIONADA